Diário de Viagem — #07 — Eslovênia

Tarde de domingo, 05 de Outubro de 2014

Gabriel Guandalini
Folha em Branco

--

Cá estou em um trem velho e que não para de chacoalhar, vendo a paisagem do interior da Eslovênia. (Os rabiscos se convulsionam loucamente para todos os lados da página do pequeno diário). Melhor deixar o registro para outra hora.

Tarde de quinta-feira, 08 de Outubro de 2014

Acabei adiando a minha escrita no trem por tanto tempo que já estou de volta há bons dias a minha linda Budapeste. Enrolei tanto com outras atividades que só parei para escrever diante da maravilhosa Basílica de Santo Estevão.

(Na próxima linha, uma letra fica interminada e uma linha torta viaja pelo papel, cessando de súbito. Algumas linhas abaixo, o registro continua com traço mais uniforme)

Na verdade, dentro do esplendoroso New York Cafe, porque um mendigo me expulsou do seu banco de praça. Diga-se de passagem que esse é um dos mais luxuosos lugares que já estive. É lindo.

Sobre a Eslovênia, tenho a dizer que ela é linda e adorável com suas pequenas vilas espalhadas pelos campos verdes. Até mesmo a capital, Ljubljana, tem um ar de cidade pequena. Como Dejan estava dirigindo por todo o interior, vi muitas beezas naturais e vilas pacatas. A impressão que tenho é que a Eslovênia tem a paisagem que eu sempre imaginei para a Europa: campos verdes e vilas medievais. Ter visto uma pequena feira medieval ajudou a construir a impressão.

Foi ótimo reunir a turma: eu, Dejan, Nadin, Karina e Ziga, que se juntou a nós no último dia. Embora tenham faltado Lucas e Cze Ci, sei que construímos uma amizade que vai muito além de qualquer fronteira. Talvez demore a nos encontrarmos de novo, mas continuaremos amigos apesar disso.

A trupe toda, com exceção do Ziga, ficou hospedada na casa de Maja, a namorada de Dejan. Ela é muito agradável, divertida e foi muito receptiva. Adorei conhecê-la.

No primeiro dia, visitamos algumas cidades próximas, indo até a caverna de Postojna, uma gruta imensa. É bem impressionante. Fomos também a Bled, onde visitamos o belo castelo, o lago, provamos muitas comidas típicas e fizemos uma trilha com vistas espetaculares. Foi fantástico.

No segundo dia, ficamos em Ljubljana, explorando as feiras da cidade e as atrações. Fomos também ao castelo de Ljubljana. Foi um dia agradável, andando por aí, conversando e comendo em ótimos lugares.

Foi uma ótima viagem e não foi cara. Adorei conhecer a Eslovênia, um país em que sua maior beleza está no interior. E foi ótimo, como sempre é, rever os amigos do passado.

Gostou do que leu? Para acompanhar novas publicações curta nossa página no Facebook e siga-nos no Google+, no Twitter e no Instagram.

Originalmente publicado no site www.folhaembranco.com.br em 11 de Novembro, 2015.

--

--

Desde pequeno apaixonado por literatura, abraçou o sonho de se tornar escritor.